Tenho orgulho da reputação da nossa Empresa de honestidade, integridade e responsabilidade. Nos esforçamos muito para consolidar esta reputação, e cada um de nós deve fazer o possível para preservá-la, diariamente.
O Código de Conduta e Ética Profissional é um recurso muito importante na gestão dos nossos negócios e engloba os mais relevantes valores do Grupo Gritsch. É claro que nenhum código de conduta aborda todos os questionamentos éticos que você possa fazer. É importante saber que, sempre que você tiver dúvidas sobre a decisão correta a tomar, você pode contar com a nossa ajuda.
Lembre-se que colaboradores que obtém resultados por meio de atividades ilegais, negociações desonestas e outros comportamentos pouco éticos não denigrem apenas os nossos padrões. Eles diminuem nossa capacidade de gerar valores e fornecer serviços de qualidade aos nossos colaboradores, pois destroem nossa reputação. Precisamos de uma empresa e um país com valores robustos, buscando com honestidade e integridade o nosso crescimento e de nosso país. Assim, conto com o seu comprometimento para, juntos, apoiarmos os princípios do nosso Código de Conduta e Ética Profissional.
Obrigado!

Valter Gritsch
Diretor Presidente da Gritsch Soluções em Logística

Introdução

O Código de Conduta e Ética Profissional (doravante denomiando “Código de Conduta”)
deve ser obedecido por todos os colaboradores e terceiros prestadores de serviços para o Grupo Gritsch e estabelece os princípios e valores que devem ser seguidos por cada um de nós ao exercer atividades em nome do Grupo Gritsch.
Este Código de Conduta fornece os parâmetros fundamentais para que sejam tomadas decisões de negócios éticas, atendendo a toda a legislação brasileira vigente, bem como aos princípios éticos e morais que devem existir em nossa sociedade. Com o objetivo de atender de forma ágil e eficiente o nosso cliente, temos que desenvolver nossos serviços e oferecer nossos produtos com elevados padrões de qualidade, mas também coerentes com os padrões ético e de integridade pessoal e empresarial.
Este Código de Conduta não é um contrato empregatício, não concede direitos empregatícios e tampouco garante emprego em qualquer período.

Missão e Valores

Missão: Prover soluções que facilitem a mobilidade de nossos clientes, com eficiência e credibilidade.
Valores:

Valorização
aos clientes

Inovação contínua

Transparência, ética
e credibilidade

Busca da excelência em
nossos serviços

Sustentabilidade do nosso
negócio a longo prazo

Reconhecimento
aos colaboradores

CUMPRIMENTO DE LEIS, REGRAS E REGULAMENTOS/COOPERAÇÃO

Todos os colaboradores e terceiros prestadores de serviços ao Grupo Gritsch são responsáveis, individualmente, por obedecer às exigências impostas por leis, regras e regulamentos específicos de cada jurisdição onde a Empresa atua.

INFORMAÇÃO DE SUSPEITAS E INDENIDADE

Você deve informar imediatamente sobre suspeitas de infrações a este Código de Conduta, às políticas do Grupo Gritsch ou às leis e regulamentos vigentes.

Se você está ciente ou tem suspeitas da incidência de conduta ilegal ou que infrinja este Código de Conduta ou as políticas do Grupo Gritsch, você deve informar imediatamente, utilizando uma das seguintes formas:

Entrando em contato diretamente com a Linha Ética: linhaetica@gritsch.com.br ou [ ].
Entrando em contato com o Gerente de Recursos Humanos: rh@gritsch.com.br ou [ ].

Os colaboradores podem contatar a Linha Ética anonimamente durante o horário comercial, todos os dias das 8:00 – 18:00. Se você tem dúvidas sobre suas responsabilidades neste Código de Conduta ou se não sabe como deve agir em alguma situação específica, consulte o Comitê de Compliance.
Se você exige sigilo para informar uma infração, faremos o que estiver a nosso alcance para proteger sua identidade. No entanto, a execução de uma investigação completa ou exigências legais podem impossibilitar a sua confidencialidade.
O Comitê de Compliance é responsável por interpretar e fazer valer o Código Ética e Conduta Profissional em situações específicas de levantamento de questões, podendo abrir exceções ou dispensar do cumprimento de determinadas disposições deste Código em circunstâncias adequadas.

AMBIENTE ÉTICO E CONDUTA PESSOAL

O Grupo Gritsch está comprometido a cultivar um ambiente de trabalho ético, produtivo e cordial, e que seus colaboradores se sintam livres para informar suas preocupações.
Assim, o Grupo Gritsch busca um ambiente saudável e não aceita, em nenhuma hipótese:

Manifestações de preconceitos, de constrangimento, retaliação, assédio, intimidação ou de, qualquer forma, nocivo ou ofensivo para seus colaboradores.
Discriminações em relação a nacionalidade, raça, cor, religião, crenças, sexo, idade, deficiência e/ou qualquer outro tipo de diversidade existente.
Consumo de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou entorpecentes dentro das dependências da empresa, bem como estar sob efeito destas durante o horário de trabalho ou enquanto prestando serviço para a empresa.
O porte ou guarda de armas de fogo e armas brancas nas dependências da empresa ou em atividades externas relacionadas à empresa, com exceção de prestadores de serviço em que o contrato assim exija, desde que autorizados, habilitados e treinados para essa finalidade.
O uso de quaisquer bens do Grupo Gritsch para fins pessoais, exceto quando for autorizado por sua liderança. Constituem bens da empresa os veículos, equipamentos, instalações, ferramentas, estratégias, planos de negócio, planos operacionais, marca e imagem da empresa, entre outros.
Represálias contra qualquer profissional que denunciar algum comportamento possivelmente inadequado ou que se considerar constrangido ou intimidado
por condutas abusivas.
Nenhuma forma de corrupção, nacional ou transnacional, incluindo qualquer espécie de pagamento de facilitação, tampouco aceita a oferta de vantagens indevidas, seja em benefício de seus profissionais ou da empresa.

O Grupo Gritsch proporciona treinamentos, reciclagens e capacitações aos seus colaboradores. Caberá ao colaborador participar de todos os eventos para os quais seja convidado e, eventual ausência deverá ser justificada à sua liderança.
Cada colaborador que tenha acesso à rede de informação do Grupo Gritsch receberá um código de identificação e uma senha pessoal, que poderá ser modificada pelo próprio colaborador. Ambos são pessoais e confidenciais. O colaborador é responsável pelo uso da rede de informação, sendo proibido o acesso a websites ilícitos ou que tenham materiais ilegais ou não correlacionados com a atividade-fim do Grupo Gritsch. Para fins de assegurar a integridade da informação, o Grupo Gritsch reserva o direito de monitorar a utilização do sistema
de informática da empresa.

RESPONSABILIDADES ADICIONAIS DOS GESTORES

Os gestores devem atuar segundo os mais altos padrões de ética e promover o compromisso da Empresa com a conformidade. Em especial, o Grupo Gritsch espera que os gestores:

Sejam exemplos para os colaboradores, seguindo os mais altos padrões de ética em sua atuação profissional.
Respondam às dúvidas dos colaboradores sobre responsabilidades relacionadas a este Código de Conduta e outras políticas do Grupo Gritsch.
Criem um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam livres para informar suspeitas, estimulando a comunicação, ganhando a confiança, solucionando problemas com eficiência e cumprindo a política de indenidade do Grupo Gritsch.
Se um funcionário informar estar ciente ou ter suspeitas de infrações de leis e regulamentos vigentes ou deste Código de Conduta ou das políticas do Grupo Gritsch, você deve informar imediatamente a um gestor sênior, ao departamento de Recursos Humanos, ao Diretor de Conformidade ou ao Superintendente Jurídico da sua unidade de negócios ou região,
ou ao Diretor de Ética e Conformidade da Empresa.

CONFLITOS DE INTERESSES

Um conflito de interesses acontece quando os interesses pessoais de um indivíduo interferem ou aparentam interferir em interesses do Grupo Gritsch. Todos os colaboradores devem evitar situações de conflitos de interesses entre relacionamentos pessoais e profissionais.
Configuram-se, exemplicativamente, como atos não desejáveis e podem gerar conflitos
de interesse:

Beneficiar-se pessoalmente (ou através de familiares), de forma indevida, de bem ou de um relacionamento profissional com o Grupo Gritsch;
Auferir ou propiciar a terceiros ganhos de caráter pessoal para fechamento de negócios comerciais;
Usar os recursos da empresa para proveito pessoal ou de terceiros sem autorização para tanto.
Exercer atividades não vinculadas ou conflitantes com a atividade-fim do Grupo Gritsch dentro das dependências da empresa;
Fazer uso indevido de informações reservadas do Grupo Gritsch ou concorrer de forma desleal com a empresa após o seu desligamento da mesma;
Fornecer a terceiros informações confidenciais do Grupo Gritsch, tais como, mas não exclusivamente, informações de clientes, políticas de preços, planos comerciais, econômicos e financeiros.

Você tem a obrigação contínua de divulgar um conflito de interesses existente ou em potencial assim que ele surgir, mediante envio de e-mail questionando a respectiva situação ao Comitê de Compliance ou através do telefone da Linha Ética.

A ) Atividades Externas

Uma atividade externa exercida por colaboradores e gestores do Grupo Gritsch, seja ela ou não para fins lucrativos, pode ser proibida se a atividade externa estiver em conflito com os interesses do Grupo Gritsch. Os colaboradores estão proibidos de aceitar ou manter cargos profissionais externos ou de fornecer produtos ou serviços para quaisquer concorrentes, parceiros comerciais ou clientes d Grupo Gritsch, salvo se autorizado, por escrito, pelo Comitê de Compliance. Esta condição inclui trabalhos autônomos.
Se você exerce alguma atividade fora da empresa, você deve cumprir as seguintes regras, salvo autorização diferente do Comitê de Compliance:

Você está proibido de exercer atividades profissionais relacionadas à atividade externa durante o horário de trabalho do Grupo Gritsch, bem como de usar informações ou recursos do Grupo Gritsch para sua atividade externa.
Você está proibido de divulgar ou vender produtos ou serviços de quaisquer empregos externos nas dependências do Grupo Gritsch.
Você está proibido de exercer atividades profissionais que possam afetar negativamente seu discernimento, sua concentração ou sua conduta no trabalho.

B ) Recebimento de Brindes

Em sua condição de colaborador, você pode aceitar um presente sem valor monetário,
como uma refeição ou um entretenimento, desde que:

1 – tenha valor moderado;
2 – faça parte do procedimento normal de negócios;
3 – seja lícito;
4 – seja concedido ou aceito esporadicamente;
5 – não possa ser considerado suborno, propina ou tentativa de influenciar você;
6 – demonstre bom senso.

Para os fins deste Código de Conduta, “presentes”; incluem objetos materiais, prêmios de sorteios, entretenimento, refeições, petiscos, transportes, hospedagens, contribuições de caridade feitas em seu nome ou quaisquer outros itens, independente do valor. Salvo quando autorizado pelo Comitê de Compliance, você está proibido de receber ou solicitar ou permitir que um familiar próximo receba ou solicite presentes que não atendam a estes padrões e você está expressamente proibido de receber presentes em espécie, cartões-presente, cupons, títulos financeiros ou outros equivalentes monetários que forem concedidos a você em sua condição de funcionário, gestor ou diretor.
O Grupo Gritsch recomenda que você evite o recebimento de presentes de terceiros. Da mesma forma, o Grupo Gritsch somente oferecerá a clientes, fornecedores e parceiros brindes desenvolvidos como parte de nossa estratégia de comunicação, sem incentivo a vícios e em conformidade com as práticas comerciais usuais.

ANTISUBORNO E ANTICORRUPÇÃO

Como representante da empresa, você está proibido de participar, direta ou indiretamente, de qualquer tipo de suborno ou corrupção. Você não deve influenciar as decisões de quaisquer funcionários públicos ou outros indivíduos por meio de promessas, ofertas ou concessões de quaisquer itens de valor (como dinheiro, empréstimos ou presentes indevidos).
Suborno e corrupção vão totalmente contra os valores essenciais da empresa, e o Grupo Gritsch estipulou políticas, processos e controles internos para garantir o cumprimento da legislação anticorrupção vigente no Brasil e demais regras aplicáveis. Assim, o Grupo Gritsch proíbe expressamente quaisquer ofertas, promessas ou concessões de quaisquer itens de valor para funcionários públicos ou quaisquer outras pessoas com a finalidade de conquistar ou reter negócios de forma indevida, influenciar decisões ou obter qualquer tipo de benefício indevido. O conceito de "quaisquer itens de valor" é abrangente e inclui, entre outros, vantagens financeiras ou de outros tipos, como pagamentos em espécie, empréstimos, presentes indevidos, viagens, hospedagens, serviços, comodidades, oportunidades de emprego e estágio, doações de caridade e ingressos para eventos esportivos, entre outros.

Você jamais deve tomar quaisquer ações para influenciar, coagir, manipular ou ludibriar o Grupo Gritsch ou quaisquer representantes públicos ou de órgãos normativos, nem omitir
deles informações relevantes. Você também deve informar o Grupo Gritsch quaisquer ações indevidas, coercivas, manipuladoras ou falaciosas por parte de outros indivíduos ou colaboradores que sejam relacionadas às atividades do Grupo Gritsch.

Solicitar e receber subornos, adiantamentos e outros pagamentos indevidos também são expressamente proibidos.

ANTITRUSTE, CONCORRÊNCIA E USO LEGÍTIMO

Os negócios do Grupo Gritsch devem ser conduzidos de maneira justa e lícita, obedecendo a todas as leis e os regulamentos que asseguram a concorrência justa e aberta entre empresas de todos o país. Todos os tipos de conduta anticoncorrência ou falsa, bem como vantagens obtidas injustamente por meio de manipulação, ocultação, conluio ou deturpação de fatos relevantes são expressamente proibidas.

MARCA

A marca do Grupo Gritsch deve ser usada em conformidade com o desenho, cores, padrão arquitetônico e de instalações, em todos os locais, uniformes e quaisquer referência que seja vinculada à empresa. A utilização e a divulgação da marca somente poderá ser feita em documentos, peças promocionais, instalações e veículos de comunicação, de acordo com os padrões definidos pela área responsável. Cabe ao colaborador relatar qualquer situação que gere dúvida ou que venha caracterizar o mau uso da marca. Em nenhuma hipótese, é permitido brincadeiras com a marca.

KNOW-HOW E INFORMAÇÕES

Know-how é o conhecimento da atividade do Grupo Gritsch e não deverá ser transferido ou divulgado a terceiros sem prévia autorização. Todos os documentos e informações existentes e vinculadas ao Grupo Gritsch pertencem única e exclusivamente à empresa. Constituem exemplos de documentos ou informações que são propriedade intelectual do Grupo Gritsch: contratos com terceiros (fornecedores, clientes e outros), banco de dados de nossos clientes, dados pessoais de terceiros e de colaboradores, dados da frota, sistemas de gerenciamento interno, práticas gerenciais e outros.
O colaborador deve zelar pelas informações confidenciais que tenha conhecimento; sendo estritamente proibido o uso de informações falsas para a realização de suas atividades.
Em nenhuma hipótese, é permitido o uso de informações confidenciais e privilegiadas em proveito próprio ou de terceiro.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

As criações intelectuais e/ou materiais, invenções, modelo de utilidade, aperfeiçoamento e/ou sugestões de melhoria desenvolvidas pelo colaborador, durante a vigência da relação contratual com o Grupo Gritsch, inclusive quanto aos direitos autorais e/ou de marcas e patentes correspondentes, pertencerão exclusivamente ao Grupo Gritsch.
Fica expressamente convencionado que a remuneração fixada no presente contrato de trabalho entre colaborador e Grupo Gritsch abrange o pagamento das criações intelectuais e/ou materiais de qualquer natureza, realizadas pelo colaborador no exercício das suas funções, sem direito a qualquer suplementação e/ou indenização, no transcurso ou após o término do Contrato.

O Grupo Gritsch será o proprietário exclusivo de quaisquer resultados obtidos dos serviços. A titularidade legal dos resultados é, e será, imediatamente cedida e transferida totalmente ao Grupo Gritsch no momento da criação, a título gratuito e em caráter irrevogável e irretratável, independentemente de os serviços terem sido concluídos. O colaborador deverá ceder e transferir ao Grupo Gritsch todos os métodos e formas de utilização e exploração, todas as criações, produções, obras, fotografias, projetos, desenhos, os seus esboços, inclusive toda e qualquer nova tecnologia, não havendo limitação de tempo ou território, e o Grupo Gritsch poderá, a seu critério, alterar, modificar, aditar, adicionar, excluir e de outro modo modificar, incluindo, entre outros, todos e quaisquer cortes, edições, recomposições e outras alterações, adições e exclusões dos resultados, bem como ceder total ou parcialmente, transferir e licenciar gratuita ou onerosamente os resultados. O colaborador deverá assinar todos os documentos
e adotar todas as medidas que vierem a ser solicitadas pelo Grupo Gritsch relativo aos
itens estabelecidos acima.

Por esta cessão fica a Grupo Gritsch habilitado a utilizar os elementos de propriedade intelectual decorrentes da prestação de serviços do colaborador, por todos os formatos existentes, sem limite de exemplares ou utilizações, podendo fixá-la, no todo ou em partes, em quaisquer suportes, tangíveis e intangíveis, tais como, mas não se limitando a, CD-ROM, vídeo, e-book, áudio livro, MP3, MP4, podendo ainda comercializá-la através de download de arquivos digitais, disponibilizá-la na Internet, utilizá-la para sistemas educacionais internos ou externos ao 

Grupo Gritsch, presenciais ou de e-learning, podendo adotar todos os meios de reprodução, disponibilização e transmissão de dados, inclusive via SMS, bem como inclusão em bancos de dados para uso comercial, incluindo qualquer forma de utilização para fins comerciais, publicitários ou não comerciais.
O Grupo Gritsch poderá utilizar, publicar, distribuir, disponibilizar, transmitir, incluir em banco de dados e comercializar os elementos de propriedade intelectual decorrentes do presente Contrato, no todo ou em partes, em todo o território nacional ou outros países.

AUTENTICIDADE DE RELATÓRIOS FINANCEIROS E DE REGISTROS DA EMPRESA

Nossos registros devem conter informações suficientemente detalhadas, autênticas e justas dos bens, débitos, rendimentos e despesas da Empresa. As informações e os extratos financeiros do Grupo Gritsch são elaborados de acordo com princípios, práticas e processos contábeis legais e amplamente aceitos. Nossos registros devem conter informações suficientemente detalhadas, autênticas e justas dos bens, débitos, rendimentos e despesas da Empresa.
Você está proibido de tomar quaisquer ações diretas ou indiretas para coagir, manipular, enganar ou influenciar de forma fraudulenta os auditores da Empresa em suas funções de auditoria ou avaliação dos extratos financeiros da empresa.

PRIVACIDADE E SIGILO DE INFORMAÇÕES

O acesso a informações sigilosas contidas nos sistemas do Grupo Gritsch ou obtidas de terceiros tem como finalidade somente os fins profissionais autorizados. Informações sigilosas (as "Informações Sigilosas") geralmente abrangem informações que
não são de domínio público, como: informações internas sobre os negócios do Grupo Gritsch, como informações de finanças, vendas, marketing, informações técnicas e comerciais, informações de colaboradores obtidas como parte de sua responsabilidade
no Grupo Gritsch e outras.

Você tem o dever de tomar medidas preventivas para proteger todas as Informações Sigilosas. Você está proibido de divulgar Informações Sigilosas a quaisquer pessoas não autorizadas, inclusive para outros colaboradores do Grupo Gritsch.

Você deve tomar as medidas necessárias para garantir que as Informações Sigilosas sejam transmitidas, transportadas, arquivadas, guardadas ou descartadas de modo a evitar a divulgação a pessoas não autorizadas ou que estas pessoas tenham acesso a tais informações.

Você tem o dever de proteger as Informações Sigilosas do uso indevido, na medida necessária para desempenhas as responsabilidades a você atribuídas.

Você tem o dever de proteger as Informações Sigilosas em qualquer situação em que precise acessar tais informações, inclusive quando estiver fora do trabalho ou trabalhando remotamente. Quaisquer suspeitas ou ocorrências de perdas, roubos ou uso indevido de Informações Sigilosas ou acesso indevido aos sistemas devem ser informadas imediatamente ao Comitê de Compliance.

PROTEÇÃO E USO ADEQUADO DOS BENS CORPORATIVOS

Proteger os bens, os clientes e os fornecedores da Empresa é responsabilidade individual de todos os colaboradores e/ou terceiros prestadores de serviços para a Empresa. Assim, é indispensável a proteção, individualmente, de todos bens materiais e imateriais da Empresa
e os clientes e fornecedores sob seu controle.

Os bens da Empresa podem ser usados somente para fins de negócios legítimos e não podem ser usados para benefício próprio ou para quaisquer fins que entrem em conflito com os negócios da Empresa sem a autorização do Comitê de Compliance. Tais bens incluem propriedade intelectual, Informações Sigilosas, recursos eletrônicos, bens materiais e serviços. A propriedade intelectual é um bem importante da Empresa, que dá uma vantagem competitiva à Empresa no mercado, e inclui patentes, direitos autorais, marcas registradas/branding e determinados
tipos de Informações Sigilosas (entre elas os segredos industriais).

O Grupo Gritsch permite que seus colaboradores usem seus recursos esporadicamente para
fins pessoais sem consequências (como usar o telefone da Empresa para receber ou dar alguns telefonemas pessoais), desde que tais usos obedeçam às exigências legais e éticas e todas as políticas relevantes da Empresa. É sua obrigação ter bom senso ao usar estes recursos. Sistemas de informação e comunicação, como sistemas de computadores e as informações acessíveis por meio destes sistemas, são bens valiosos da Empresa, e os indivíduos que os usam são responsáveis por eles, sejam os bens usados em um escritório da empresa, na residência do indivíduo ou em qualquer outro lugar.

POLÍTICAS

Todas as políticas da Empresa estarão disponíveis na intranet da Empresa e todos os colaboradores e terceiros devem conhecer as políticas aplicáveis às suas atividades.

INFRAÇÕES

As atitudes que não estejam em conformidade com o Código de Conduta poderão ser sujeitas às penalidades administrativas e legais cabíveis. Dentre as penalidades, poderá ocorrer a punição mediante advertência, suspensão ou demissão, em conformidade com a gravidade da infração. Em todas as circunstâncias, sempre é importante preservar a dignidade de cada colaborador.

Adicionalmente, você será responsabilizado por quaisquer ações indevidas ou ilegais que cometer durante seu relacionamento com o Grupo Gritsch. Você também poderá ser responsabilizado por ações ou omissões de outras ações indevidas sobre as quais estava ciente, deveria saber ou encorajou. Suas atividades também podem ser informadas ou avaliadas por legisladores e outras autoridades, podendo resultar em penas civis ou criminais,
entre elas a prisão.

CERTIFICADO

Todos os colaboradores, gestores e diretores devem certificar, anualmente que (1) entendem e aceitam obedecer ao Código de Conduta, (2) conhecem todos os canais para informações de suspeitas do Grupo Gritsch, entre eles a Linha Ética, (3) entendem que devem informar a existência ou a suspeita de infrações de leis e regulamentos vigentes, do Código de Conduta ou das políticas do Grupo Gritsch e (4) não infringiram quaisquer disposições do Código de Conduta.